sábado, 31 de março de 2012

Médicos formados no exterior terão diplomas validados em troca de serviços.




Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR 
30/03/2012 | 08h17 | Provalida


Acontece nesta sexta-feira a assinatura do termo de cooperação técnica Provalida para revalidar diplomas de graduação em medicina expedidos por instituições de ensino estrangeiras. A solenidade acontece no final da manhã de hoje, no auditório da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com a participação dos secretários da Sectec, Marcelino Granja, e de Saúde, Antonio Carlos Figueira, do Reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, do presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), Jandelson Gouveia da Silva e dos prefeitos de municípios da Zona da Mata, Agreste e Sertão.
O Provalida pretende ainda adequar os diplomas às normas e parâmetros curriculares nacionais para possibilitar o exercício da profissão de médico em todo território nacional. Caberá à Universidade de Pernambuco (UPE) lançar o edital que define os critérios de participação de acordo coma legislação vigente.
Para participar do programa, o profissional terá que assinar um termo de compromisso para prestação de serviços médicos pelo período mínimo de dois anos no Programa Saúde da Família ou outra atividade da rede de saúde pública municipal em Pernambuco. O candidato selecionado ainda será submetido a provas teóricas e práticas aplicadas pela UPE.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES), por sua vez, vai identificar os municípios prioritários para receber os médicos que tenham seus diplomas revalidados, trabalho que deve ser acompanhado pela Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe).
Fuente: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20120330081719&fb_source=message

Nenhum comentário:

Postar um comentário