quarta-feira, 7 de março de 2012

Táxi em Buenos Aires: como não receber notas falsas



Notas falsas de peso e enganação no troco do táxi em Buenos Aires são queixas freqüentes. Algumas vêm de leitores que foram vítimas de golpes; outras vêm de gente que ouviu falar e está com medo de ser engambelado.
A possibilidade de cair num pequeno golpe como esse não deve deter ninguém de uma viagem a Buenos Aires. Todo o resto é TÃO barato, que se rolar alguma chatice dessas dá pra colocar na conta numa boa.
Não tenho dicas próprias de como reconhecer uma nota falsa porque nunca fui vítima do golpe. Tenho a meu favor um espanhol básico e sendo aprimorado, praticamente um portenhol.
O que ajuda a escapar incólume é sempre pesquisar o endereço antes no Google Maps; e quando pegar o táxi, dar a direção como um “local”: ou seja, a rua e pelo menos uma transversal. Tipo: “Borges y Nicaragua”. Ou duas: “Borges entre Guatemala y Paraguay”. Um taxista vai pensar duas vezes antes de passar uma nota falsa para quem dá um endereço tão completo.
Os trips, especialmente os vibanas, têm dicas mais simples, que não dependem de pronunciar o “ll” e o “y” como xis (Calle Ayacucho, em portenho, é “caxe axacutcho”).
A mais valiosa delas é não entrar em táxi com notas de 50 ou 100 pesos. Procure ter sempre notas de 10 e 20 pesos no bolso antes de entrar em táxi.
Para fabricar troco:
- Tire dinheiro no caixa automático na casa dos 90: 290, 390, 490. Os 90 trocados já ficam para o fundo de táxi. (Eu não entraria para tirar só 90 pesos porque não é bom tirar pouco dinheiro devido às taxa de saque, que normalmente é fixa e acaba melhor diluída quando se faz um saque maior)
- Passe no supermercado e compre alguma besteira.
- Troque sempre que tomar sorvete em sorveterias como Freddo.
As notas de 100 falsas são grosseiras, parecem pintadas a mão e não têm marca d’água.
Y vos? Tem alguma dica para fabricar troco, reconhecer notas ou identificar taxistas desonestos em Buenos Aires? Envie seu comentário...

Cuente siempre conmigo! Abrazos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário